A arquitetura ajudando no bem-estar dos idosos


Categoria: Interiores

Palavras chave: Bem-estar, idosos

Entre os idosos, acidentes domésticos decorrentes de uma queda, tropeço, ou ao esbarrar em móveis fora do lugar são muito comuns. Para prevenir desses acidentes um bom projeto de arquitetura e interiores pode ajudar. Mas, se estivermos em meio a uma pandemia e ninguém poder sair de casa ou quiçá fazer uma obra? Nós da Archipolis pensando no bem-estar daqueles que amamos e queremos proteger, propomos algumas dicas de como reduzir esses possíveis acidentes trazendo conforto, segurança e maior autonomia para a terceira idade.

Para todos os cômodos

  1. Em relação à decoração é preciso prestar atenção na quantidade, o ideal é que não tenha objetos soltos. Utilize tecidos e texturas, pois devido à perda de sensibilidade os idosos costumam se identificar com eles, além de deixar o ambiente mais agradável. 
  2. Invista em contrastes de cores nas superfícies como nas paredes e no piso, uma vez que a perda de profundidade é muito frequente nos idosos. 
  3. Opte por tapetes antiderrapantes que fiquem presos ao chão. 
  4. Os ambientes devem ser bem iluminados, mas, cuidado com lâmpadas muito brilhantes, elas podem ofuscar a visão. É importante que os interruptores sejam de fácil a acesso, preferencialmente ao lado das entradas e saídas dos cômodos.
  5. O ideal é que o espaço para circulação seja de aproximadamente 120 cm e as portas tenham abertura mínima de 90 cm, assim é possível passar uma cadeira de rodas caso necessário. 
  6. É indicado que os móveis e bancadas tenham as quinas arredondadas para evitar acidentes.

Sala

  1. É importante que os móveis da sala sejam fixos e robustos para servir de apoio caso necessário. Os aparelhos de som e televisão devem possuir controle e estar presos a parede ou a estante.
  2. Evite peças que atrapalhem a circulação como mesas de centro. O sofá deve ser aconchegante, mas não muito macio com altura média de 50 cm e profundidade de 70 cm para que os pés possam encostar no chão e a coluna ficar a 90 graus.
  3.  Utilize poltronas ou cadeiras que tenham braço, por exemplo, a “poltrona do papai” (uma queridinha) muitos idosos se sentem confortáveis nela. As almofadas são muito bem-vindas, além de ajudar na postura deixam o ambiente mais aconchegante.
  4. Prefira a ventilação natural, na sala é muito importante que o espaço seja arejado e que as janelas e varandas tenham tela de proteção.

Quarto

  1. Busque usar cortinas claras, para permitir a máxima entrada de luz e se possível tenha janelas grandes, pois durante o dia o contato com a paisagem externa traz uma sensação de estar lá fora, mesmo “presos” em casa durante a quarentena. 
  2. Na cama é recomendável que se utilize  apenas um travesseiro para evitar sufocamentos durante o sono. Os cobertores também podem ser uma ameaça provável, então para evitar que eles caiam no chão pode-se prende-los aos pés da cama. Caso ela seja muito baixa, e as condições atuais permitirem, a troca por uma cama mais alta também deve ser considerada.  
  3. Para evitar acidentes, qualquer objeto decorativo que não seja realmente necessário ou tenha um valor afetivo pode ser retirado.
  4. É ideal que os armários, mesas, estantes, e até mesmo as poltronas sejam planejadas, para que eles (idosos) tenham mais autonomia, mas evitando sempre os excessos. 

Cozinha

  1. É importante que este ambiente seja sempre bem arejado para não ocorrer o superaquecimento, além, também, de ter uma boa iluminação. 
  2. O fogão é um dos equipamentos mais utilizado na cozinha, por isso, o mais aconselhável para casas com idosos é o cooktop por indução. Neste, não há produção de chamas e nem de gás, diminuindo os riscos com queimadura. 
  3. Opte por armários com portas transparentes para que dessa forma o idoso possa visualizar o interior (pode se utilizar de luz interna para ajudar). Além disso, eles devem ter uma altura adequada para que não seja necessário o uso de escadas ou banquinho.

Banheiro

  1. Começando pelo acesso, deve-se prever o pior caso, que seria ir ao banheiro durante noite, o caminho deve ser livre de adornos, itens de decoração, sapatos e tapetes, a fim de que não se obstrua a passagem. Se possível o caminho deve ser iluminado de modo que o idoso seja conduzido até o banheiro em segurança, sem se perder e sem “esbarrar” em nada.
  2. Os vasos sanitários têm que ser mais altos, facilitando o movimento de sentar e levantar, e precisam estar bem presos ao chão ou à parede, bem como contar com barras fixas de apoio no vaso e também boxe, esses devem ser suficientes para caber duas pessoas, com largura mínima de 80 cm, podendo ter também um assento retrátil para apoio.
  3. Para oferecer mais segurança, o piso deve ser em material antiderrapante a fim de que materiais como sabonete e xampus não o deixem escorregadio. 

 

 

Além de seguir essas dicas é fundamental o trabalho do arquiteto para garantir a autonomia e a independência dos moradores, promovendo maior bem-estar e qualidade de vida.

Agora que você já conhece as nossas dicas de como tornar a sua casa um lugar seguro, não exite em entrar em contato conosco por meio do Instagram, Facebook, Youtube ou por aqui mesmo! Nós podemos te ajudar a realizar as mudanças que você precisa.

 


Comentários


Fazer um comentário